Para os amantes da série Lost, deixo aqui o ebook de um dos livros comentados na série. Ocorre em vários locais comentários sobre o livro porém maior ocorre na terceira temporada, quando Swayer é levado por Ben para que veja que não existe como fugir da ilha pois não estão na mesma onde estavam antes. Este foi também o livro que Swayer leu durante o tempo em que esteve na prisão.
Resumo
Publicado em 1937, Ratos e Homens conta a história de dois pobres diabos, George e Lennie, que vivem de trabalhos episódicos e sonham com uma vida tranquila, com a hipótese de arranjar uma quinta em que possam dedicar-se à criação de coelhos. George é quem lidera, é aquele que toma as decisões e protege o seu amigo, sem no entanto deixar de depender da amizade e da força de Lennie. Este é um gigante simpático, dotado de um físico excepcional, mas mentalmente retardado. E ambos acabam por envolver-se em mil e uma complicações, quando, no rancho onde finalmente encontram trabalho, a mulher do patrão entra em cena… Adaptado ao teatro, e várias vezes ao cinema, “Ratos e Homens”, que na verdade constitui uma fábula sobre a amizade e o sonho americano, é uma obra-prima da literatura realista, e um dos mais importantes romances de John Steinbeck, servido em português pela notável tradução do escritor Erico Veríssimo.
Sinopse
George e Lennie são dois amigos bem diferentes entre si. George é baixo e franzino, porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30. Ganham pouco mais do que comida e moradia. No caminho, encontram outros sujeitos pobres e explorados, mas também situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência. Em ‘Ratos e homens’, Steinbeck levou à maestria sua capacidade de compor personagens tão cativantes quanto realistas e de, ao contar uma história específica, falar de sentimentos comuns a todos seres humanos, como a solidão e a ânsia por uma vida digna.
Crítica
Achei um ótimo livro, foi ganhador do premio nobel em 1962, é um livro com uma linguagem simples, mas com uma história envolvente e cativante que prende o leitor do começo ao fim. Ratos e Homens é um livro que te faz pensar bastante no conceito vida, o que damos valor e o que muitas vezes ignoramos. Recomendo o livro. Abaixo fica o download para PDF
Quem quiser comprar, procurem em Estante Virtual
No comments:
Post a Comment